segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A MISSÃO INTEGRAL DA IGREJA


INTRODUÇÃO

Falar sobre missões é discorrer sobre o papel da igreja de testificar ao mundo acerca de Jesus Cristo e da salvação de Deus para o homem (At 1.8).
Todavia, compreender a dimensão que envolve essa tarefa destinada à igreja, exige ter a clareza acerca de alguns aspectos que estão imlícitos na visão de cristandade que possuímos, respondendo as seguintes perguntas: o que é o homem? Qual a dimensão da salvação que o Senhor outorgou à humanidade? Que conceito temos sobre o Reino de Deus? Qual o verdadeiro papel da igreja no mundo?

O QUE É O HOMEM?

O homem é imagem e semelhança de Deus e isto envolve intelecto, sentimento, vontade, atributos morais, etc. E esta criatura é uma unidade composta de três partes: espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23).

QUAL A DIMENSÃO DA SALVAÇÃO QUE O SENHOR JESUS OUTORGOU À HUMANIDADE?

A salvação alcança a plenitude do homem, ou seja, o espírito do homem passa a ter comunhão com o Espírito de Deus e passamos a ter consciência das coisas espirituais (Jo 4.22,23; 14.26); a alma é transformada, isto é, há uma mudança radical em seus pensamentos (1 Co 2.16b; Cl 3.1,2), em suas emoções (Hb 10.16,17) e em seus desejos (vontade) (Sl 42.1); seu corpo é alcançado quanto ao uso (1 Co 6.13, 18, 19), quanto à prosperidade (1 Co 6.19; 7.4) e quanto ao porvir (1 Co 15.35, 42-44, 50-55).

QUE CONCEITO TEMOS SOBRE O REINO DE DEUS?

O Reino de Deus na vida do homem inicia a partir do arrependimento e de sua conversão, isto é, do novo nascimento (2 Co 5.17).
A transformação à qual somos submetidos com a experiência da salvação, nos proporciona que, gradativamente, sejamos inseridos no Reino e passemos a viver um padrão ético-moral diverso daquele que encontramos no mundo (Rm 12.1,2). Sendo assim, e compreendendo que a salvação alcança de forma global o homem (espírito, alma e corpo), podemos dizer que o Evangelho que pregamos seja pleno, atingindo todas as faces da vida daqueles que nos cercam.
Logo, embora o conceito de Reino de Deus seja de ordem espiritual, contudo este Reino também alcança a dimensão material da existência humana.

QUAL O VERDADEIRO PAPEL DA IGREJA NO MUNDO?

A resposta para esta pergunta definirá nossa conduta e nosso trabalho como Corpo de Cristo na terra.
De forma geral, o papel da igreja - que muitos resumem em pregar o Evangelho, está definido no livro do profeta Isaías, capítulo 61, versículo 1 (v. Lc 4.18,19): pregação, libertação, restauração, restituição e propagação.

CONCLUSÃO

É inviável que a igreja contemporânea permaneça com uma visão missionária restrita à pregação do Evangelho, unicamente como forma de anunciar as boas-novas. Ela corre o risco de ser apenas mais um discurso dentre tantos no mundo.
É necessário atentar que dentro do sistema de injustiça social, de desigualdade e de impiedade que perdura no mundo, só poderemos alcançar vidas para o Senhor, se tivermos uma visão da plenitude da salvação de Deus para o homem e nossa visão de missões alcançar a integralidade do ser humano.



Um comentário:

Unknown disse...

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; Isaías 61:1