terça-feira, 15 de janeiro de 2013

RECOMENDAÇÕES PARA UMA VIDA DE FÉ - Parte 2

      Na primeira postagem relativa ao texto de Efésios 5.14-18, falamos acerca de uma vida de fé ou pela fé. Neste segundo texto, refletiremos sobre a recomendação contida no versículo 15, a qual nos diz: "Vede como andais (...)". E isto fala do exercício de uma vida cristã saudável.
      Paulo nos exorta a vivermos de forma sábia e não como tolos. Os tolos veem unicamente as circunstâncias imediatas, os fatos em si e buscam unicamente livrar-se de seus incômodos. Querem seu prazer e satisfação, porém não são capazes de olhar para além do aparente, do mundo tridimensional, físico, onde estão.
      Os sábios buscam compreender as entrelinhas das palavras e fatos, compreendendo que o Senhor tem um propósito em todas as coisas, ainda que não venhamos a compreender suas razões. Eles entendem a verdadeira dimensão do que Paulo quer dizer em Romanos 8.28, quando afirma que "todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados pelo seu decreto". 
      Assim, como está em 2 Coríntios 4.8, podem ser atribulados, mas não se angustiam, podem ficar perplexos, isto é, hesitantes, atônitos, contudo não desanimam. A murmuração e os acessos de fúria, não encontram lugar na sua vida, porque conhecem Deus, confiam nele e querem agradá-Lo. Os sábios temem ao Senhor, porque sabem que "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Sl 111.10).
      Logo, a advertência do apóstolo Paulo "vede como andais", reflete-se em uma vida diversa daquela que os ímpios vivem, onde não andamos segundo o conselho dos ímpios (os valores do mundo), não nos detemos no caminho dos pecadores (os modelos do mundo) e não nos assentamos na roda dos escarnecedores (as práticas do mundo). Faz menção de uma vida na qual seguimos os princípios, os modelos e as práticas consignados nas Escrituras, e na qual nossa cosmovisão é estruturada de conformidade com a mente de Cristo.
      Devemos atentar para aquilo que a Palavra nos recomenda:
"(...) sê o exemplo dos fiéis na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza." (1 Tm 4.12)
"Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. 
  
         

          




                





Nenhum comentário: