quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A Missão Integral da Igreja

Falar sobre missões é discorrer sobre o papel dado à igreja de testificar ao mundo acerca de Jesus Cristo e da Salvação de Deus para o homem (At 1.8).
Todavia, compreender a dimensão que envolve essa tarefa destinada à igreja, exige ter clareza acerca de alguns aspectos que estão implícitos na visão de cristandade que possuímos, respondendo as seguintes perguntas:
. O que é o homem?
. Qual a dimensão da salvação que o Senhor Jesus outorgou à humanidade?
. Que conceito temos de Reino de Deus?
. Qual o verdadeiro papel da igreja no mundo?

O QUE É O HOMEM?

O homem é imagem e semelhança de Deus (intelecto, sentimento, vontade, atributos morais, etc). É uma unidade que ultrapassa o conceito de unidade inteligente formada de compostos orgânicos de carbono, mamífero, primata superior e bípede, constituindo-se unidade composta de três partes: espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23).

QUAL A DIMENSÃO DA SALVAÇÃO QUE O SENHOR JESUS OUTORGOU À HUMANIDADE?

A salvação que Jesus trouxe para a humanidade, alcança a plenitude do homem, isto é:
. o espírito do homem passa a ter comunhão com o Espírito de Deus e passamos a ter consciência das coisas espirituais (Jo 4.22,23)
. a alma do homem é transformada
- seus pensamentos (1 Co 2.16b; Cl 3.1,2)
- suas emoções (Hb 10.16,17)
- seus desejos (vontade) (Sl 42.1)
. o corpo do homem é alcançado
- quanto ao uso (1 Co 6.13, 18,19)
- quanto à propriedade (1 Co 6.19; 7.4)
- quanto ao porvir (1 Co 15.35, 42-44,50-55)

QUE CONCEITO TEMOS DO REINO DE DEUS?

O Reino de Deus na vida do homem inicia a partir do arrependimento e de sua conversão, isto é, do novo nascimento (2 Co 5.17).
A transformação a qual somos submetidos com a experiência da salvação, nos proporciona que, gradativamente, sejamos inseridos no Reino e passemos a viver um padrão ético-moral diverso daquele que encontramos no mundo. Sendo assim e compreendendo que a salvação alcança de forma global o homem (espírito, alma e corpo), podemos dizer que o Reino deve alcançar essa tri-dimensionalidade do ser humano, ou seja, devemos atentar para que o Evangelho que pregamos seja pleno, atingindo todas as facetas da vida daqueles que nos cercam.
Logo, embora o conceito de Reino de Deus seja de ordem espiritual, este Reino também alcança a dimensão material da existência humana.

QUAL O VERDADEIRO PAPEL DA IGREJA NO MUNDO?

A resposta para esta pergunta definirá nossa conduta e nosso trabalho como Corpo de Cristo no mundo.
De forma geral, o papel da igreja (que muitos resumem em pregar o Evangelho) está definido em Is 61.1 (v. Lc 4.18,19): pregação, libertação, restauração, restituição e propagação.

CONCLUSÃO

É inviável que a igreja contemporânea permaneça com uma visão missionária restrita à pregação do Evangelho, unicamente como forma de anunciar as boas-novas. Ela corre o risco de ser apenas mais um discurso dentre tantos no mundo.
É necessário atentar que dentro do sistema de injustiça social, de desigualdade e de impiedade que perdura no mundo, só poderemos alcançar vidas para o Senhor, se tivermos a visão da plenitude da salvação de Deus para o homem e nossa visão de missões alcançar a integralidade do ser humano.

Nenhum comentário: